Bispo Edir Macedo e Igreja Universal são acusados de tráfico de crianças em Portugal

13
ProgramaNoitecomDeusNovo.jpg

“O segredo dos Deuses” dá nome a uma série de reportagens realizada pela emissora portuguesa TVI, que será exibida a partir desta segunda-feira, 11 de dezembro.

Dividida em dez matérias, o material investiga uma rede de adoções ilegais que levaria crianças portuguesas para outros países. Entre os acusados estariam bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, criada há quarenta anos por Edir Macedo.

BANNERPUBLICIDADE720x90.jpg

Segundo a reportagem, feita a partir de entrevistas com famílias cujos filhos teriam sido roubados, a rede de tráfico agiria por meio do projeto Lar Universal, mantido pela Igreja Universal de Lisboa, durante a década de 1990.

Assista:

As crianças eram entregues diretamente no lar, à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades e acabavam no estrangeiro, adotadas, de forma irregular, por Bispos e Pastores da igreja.

Após sete meses de investigação, uma equipa da TVI constituída pelas jornalistas Alexandra Borges e Judite França, descobriu as mães a quem roubaram os filhos que falam pela primeira vez.

Estas mães literalmente foram roubadas no que diz respeito aos seus filhos, de quem não sabiam há mais de 20 anos. Esta investigação só foi possível ser conhecida 20 anos depois. Agora, algumas pessoas saíram da Igreja, começaram a ver com distanciamento e guardaram, inclusivamente, documentação original daquela altura. É uma história muito grave. (…) Temos histórias complicadíssimas”, explicou Alexandra Borges, no Jornal das 8 da TVI.

Em casos de adoção que são casos sigilosos, chegar às mães é muito difícil. Nós estávamos a fazer um caminho de investigação totalmente diferente e, de repente, tropeçámos numa deixa. Fomos desfiar esse fio e o fio nunca mais acabava, até que conseguimos chegar a essas mães e a algumas dessas crianças. (…) Há 20 anos, a máquina estava muito bem oleada”, acrescentou a jornalista Judite França.

Esta é a primeira série informativa da televisão portuguesa.

“O SEGREDO DOS DEUSES” será revelado em 10 episódios, em exclusivo na TVI, logo a seguir ao Jornal das 8, todos os dias úteis, a partir do dia 11 de Dezembro.

A grande reportagem é da autoria das jornalistas Alexandra Borges e Judite França, com imagem de Ricardo Ferreira, Nuno Ascenção Romeu Carvalho, João Pedro Matoso,Alexandre Vieira (drone), edição de Miguel Freitas e grafismo de Paulo Trindade, Sofia de Botton e João Nunes.

Nota editorial: por erro, o título desta notícia referia “raptos” em vez de “adoções ilegais” de crianças. Pelo facto pedimos desculpa aos visados e aos leitores. Com informações http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/iurd/o-segredo-dos-deuses-tvi-revela-trafico-internacional-de-criancas-em-portugal

 

VEJA AQUI AGORA: O Seu canal de notícias no Youtube
Perlla ensaia arrependimento, mas volta a disparar contra evangélicos Crentada é um saco

BannerElos640x90.jpg